Distribuição e Logística

Como poderíamos criar novos modelos de distribuição que permitam que as empresas otimizem suas estratégias de negócios não-presenciais?

Como poderíamos permitir que uma nova gama de produtos e serviços possam ser embalados e transportados sem que haja uma queda significativa nas suas experiências de consumo?

Como poderíamos otimizar o processo de entrega de produtos e serviços desde a origem até o destino final (last mile), de forma que entregadores, empresas e clientes se sintam satisfeitos?

Objetivo do Eixo:

Não apenas otimizar os processos de distribuição e logística, mas torná-los catalizadores de novos modelos de negócios inovadores durante e após a pandemia.

Principais dificuldades mapeadas:

  • Entregas terceirizadas difíceis de serem gerenciadas e rastreadas.

  • Logística complexa para alguns tipos produtos e serviços.

  • Infraestrutura logística de baixa qualidade em várias cidades.

Porque é uma oportunidade:

  • Com as alterações nas dinâmicas de movimentações nas cidades, surgem necessidades e oportunidades de readequação dos modelos de distribuição das empresas;

  • Existem vários tipos de negócios que têm dificuldades para manterem a qualidade/apresentação de seus produtos no modelo delivery (como exemplo, um restaurante que serve pratos sofisticados). O processo de produção e seleção de embalagens para alguns produtos também é complexo ou inviável pelos seus tamanhos, estruturas e composições;

  • Os modelos "uberizados" de entrega ainda são recentes e precisam ser aprimorados. Também não são os únicos aplicáveis ao novo contexto. É necessário criar estratégias que conciliem as necessidades da empresa, do entregador e que melhorem a experiência do cliente durante todo o processo.

Consultores Externos

Gustavo Delgado

Especialidades: Logística, Comércio Exterior e Educação.Empresa: Filce e CedepeAtuação: Distribuição e Logística

Participe das discussões e tire suas dúvidas --->