Regulamento

SOBRE A CHAMADA

O Desafio Nova Economia visa a resolução de desafios voltados para a retomada do setor econômico pós quarentena. Graças à paralisação imposta visando conter a proliferação do COVID-19 e não colapsar o sistema de saúde, Indústrias, comércio varejista e demais serviços foram suspensos, só funcionando setores considerados essenciais, como alimentação, bancos, transporte (parcialmente) e alguns outros com certas restrições.

Sabendo das dificuldades de retorno ao contexto pré-pandemia, cabe neste momento o esforço de criar processos transformadores que possam estimular evoluções e mudanças nas cadeias produtivas e nos diversos setores econômicos locais de forma a gerar uma adaptação ao novo contexto e assim uma maior resiliência empresarial. Essa transformação deve ser abordada desde o reposicionamento de marca, rebranding, novos modelos negócios, criação de novos serviços e até mesmo de novos produtos.

O programa seguirá uma metodologia de Inovação Aberta desenvolvida pelo Porto Digital, e contempla quatro fases: imersão e briefing de desafios (realizados anteriormente a abertura desta chamada), chamada e articulação para a inovação, mentoria e submissão de ideias, e seleção de soluções para investimento.

Ao final do programa, a expectativa é contratar soluções de inovação que possam ser imediatamente implementadas, ou rapidamente adaptadas ou desenvolvidas.


BENEFÍCIOS

O Desafio Nova Economia inclui os seguintes benefícios aos participantes dos desafios que participarem da chamada e cujas soluções sejam selecionadas:

    1. Contratação efetiva de até 6 soluções ao final do Ciclo de Inovação, obedecendo o valor total disponível para investimento, de R$ 400.000,00

  • O número de soluções selecionadas pode variar de acordo com a avaliação do comitê de inovação;

    1. Acesso a um pool de investidores anjo para todas as soluções selecionadas para a fase final (sem garantia de investimento);

    2. Divulgação das Soluções finalistas e selecionadas em mídias do Porto Digital e de parceiros, facilitando a conexão das soluções com o mercado comprador.

    3. Propriedade intelectual própria, podendo o participante vender a solução desenvolvida a quaisquer organizações - privadas, sociais ou governamentais - com exceção das contrapartidas referidas neste Regulamento


CONTRAPARTIDA

  1. As soluções vencedoras devem ser desenvolvidas ou adaptadas, e ao final disponibilizadas, para até 5 Empresas apoiadoras desta chamada, através de licença de uso gratuita, por 01 (um) ano, a partir da implementação inicial em data a ser acordada entre as partes

  2. Eventuais custos com implementação, equipamentos, treinamentos adicionais, servidores e demais custos não associados à licença de uso gratuita, serão negociados caso a caso na etapa de contratação, não podendo ultrapassar o valor de aporte negociado.

  3. Treinamento inicial para as Empresas apoiadoras, limitado a uma unidade local da mesma.

ETAPAS

O Desafio Nova Economia será composto por três etapas:

  • Mentoria das soluções

Durante o prazo para submissão da chamada, o Porto Digital e seus parceiros irão interagir com os participantes a fim de apoiar a compreensão acerca dos Desafios lançados e a submissão das propostas de soluções. Essas interações serão dispostas nos seguintes canais:

  1. Hotsite da chamada, com informações gerais do programa e divulgação de eventos e marcos ao longo das etapas;

  2. Lives com especialistas de mercado e membros do Porto Digital sobre os Desafios da chamada, para esclarecimentos e dúvidas;

  3. Canal dedicado em plataforma de conexões: onde os participantes poderão compartilhar suas ideias entre si e tirar dúvidas com os especialistas de cada Desafio;

  4. Canal para proponentes solo identificarem parceiros para compôr sua solução

  5. E-mail para dúvidas gerais: novaeconomia@portodigital.org

  • Seleção de soluções para fase final

Especialistas do ecossistema de inovação e das empresas apoiadoras irão realizar uma seleção prévia considerando os requisitos definidos neste Regulamento como habilitadores das soluções para a avaliação final, visando a resolução dos desafios listados no Briefing de Inovação desta chamada.

A lista de aprovados desta fase será divulgada neste site. Os líderes das propostas irão receber um e-mail com feedbacks de especialistas para eventual evolução da solução e submissão para a fase de seleção para investimento.

  • Seleção para investimento

Um comitê de inovação envolvendo representantes da AD Diper e das Empresas apoiadoras deverá

  1. Julgar e selecionar as soluções a serem investidas, de acordo com os critérios deste Regulamento;

  2. Quantificar, juntamente com a participante selecionadas, o esforço a ser realizado, bem como negociar o aporte correspondente para o desenvolvimento, adaptação e implementação das soluções

  3. Apresentarem, juntamente com cada participante selecionado, Plano de Trabalho que determine pontos de funções e demais entregas negociadas, equipe responsável por sua execução, prazos e formas de validação e aprovação das entregas. .

Caso haja alguma desistência ou recusa de investimento, a comitê de inovação terá autonomia para investir ou não em outra solução previamente selecionada para a fase final.


CRONOGRAMA

ENVIO DA PROPOSTA

As propostas devem ser enviadas através do preenchimento do formulário eletrônico

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo avaliativo levará em consideração a proposta final submetida pelo formulário de inscrição disposto neste site. Como base, serão utilizados os seguintes critérios:

  • Desejabilidade - o quanto o usuário gostaria de usar esse produto?

  • Viabilidade - o mercado-alvo irá querer e poder pagar por esse produto?

  • Factibilidade - essa equipe consegue desenvolver, escalar e manter esse produto funcionando no mercado?

  • Impacto econômico - refere-se à amplitude do impacto previsto com o uso efetivo da solução;

  • Escalabilidade – refere-se à capacidade da solução ser reproduzida em grande quantidade e para um número grande de clientes;

  • Equipe empreendedora – relativo aos conhecimentos técnicos, de recursos físicos e de pessoal para o desenvolvimento contínuo da solução.

  • Diferencial competitivo – Vantagem do produto proposto em comparação a possíveis concorrentes

A organização desta chamada se reserva o direito de não aceitar a apresentação de ideias e soluções de inovação de participantes, a depender de sua análise a respeito do atendimento (ou não) aos critérios de aceite traçados pela instituição, como os exemplificados anteriormente, sem prejuízo de outros critérios que venham a ser definidos/ajustados pelas partes durante alguma reunião em determinada fase do ciclo, além de outros critérios que se considere relevantes e indispensáveis para o presente Projeto.

O participante declara estar ciente das condições de participação no presente Projeto, sobretudo sobre a possibilidade de sua ideia ou sua solução de inovação ser recusada. O participante não poderá questionar a justificativa apresentada pela organização para a recusa da sua proposta, tampouco poderá alegar qualquer prejuízo em razão disso.

PROPRIEDADE INTELECTUAL

O participante deve garantir que o produto e demais materiais a serem desenvolvidos durante este Ciclo de Inovação não infringem direito autoral, segredo comercial ou quaisquer outros direitos patrimoniais de terceiros.

A Propriedade Intelectual sobre os materiais, protótipos e soluções criadas serão de propriedade exclusiva do participante, podendo este vender a solução desenvolvida a instituições terceiras interessadas, com exceção da regra constante do item CONTRAPARTIDA.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Desafio Nova Economia é uma iniciativa do Porto Digital e da Agência de Desenvolvimento Industrial de Pernambuco (AD Diper).

Ao participarem do Ciclo tratado no presente Regulamento, os participantes e empresas aceitam todos os termos de forma irrestrita, autorizando a utilização de seus contatos para fins de divulgação do presente Regulamento durante o período do Ciclo de Inovação.

Estão impedidos de participar aqueles que estiverem diretamente envolvidos na elaboração e avaliação do Regulamento, ou que não atendam às condições definidas neste Regulamento.

A qualquer tempo, o presente regulamento poderá ser revogado, anulado ou modificado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito ou indenização ou reclamação de qualquer natureza. O Porto Digital reserva-se ao direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nesta chamada pública.

Qualquer dúvida, entra em contato conosco no e-mail: novaeconomia@portodigital.org


Não perca a live de apresentação do programa!


Segunda-feira, 27/07 às 19h no Youtube do Porto Digital, Serão apresentados todas as informações relevantes sobre o regulamento e execução destas chamada, além de explanações sobre cada um dos 6 desafios pelos especialistas envolvidos nesta construção.

Participe: http://youtube.com/portodigitalrec

Envie suas dúvidas para Novaeconomia@portodigital.org