Finanças e Contratos

Como poderíamos facilitar a obtenção de crédito/financiamento para que empreendedores consigam manter ou criar negócios prósperos durante e após a pandemia?

Como poderíamos utilizar transações e pagamentos alternativas como solução para a diminuição da circulação da papel-moeda nos mercados, permitindo a manutenção do comércio?

Como poderíamos habilitar uma flexibilidade financeira/burocrática necessária para que os empreendedores criem novas relações com clientes, fornecedores e instituições financeiras e assim consigam manter seus negócios prosperando durante e após a pandemia?

Objetivo do Eixo:

Facilitar o planejamento e a reestruturação financeira para que empresas mantenham seus lucros durante e após a pandemia.

Principais dificuldades mapeadas:

  • Baixo capital de giro.

  • Baixa demanda por produtos e serviços.

  • Perda do poder aquisitivo.

  • Dificuldade em obtenção de créditos e empréstimos.

  • Alto risco em empréstimos.

Porque é uma oportunidade:

  • Para que saiam da crise, as empresas precisarão investir em inovações e melhorias em seus produtos, serviços e processos. A possibilidade de obtenção de crédito ou investimentos em um período de pouco lucro é baixa para grandes empresas e praticamente impossível para pequenos negócios e negócios informais.

  • Com menos dinheiro circulando, menos transações comerciais são realizadas, apesar de as necessidades de compra ainda existirem. Formas alternativas de se "pagar" por produtos e serviços podem ser exploradas, estimulando comércios locais e globais.

  • Para que toda a cadeia de empresas continuem operando, está sendo necessário que renegociem contratos, alterem preços e contratem novos fornecedores. Esses processos precisam ser realizados rapidamente, com flexibilidade e segurança para todas as partes, superando uma burocracia que pode levar negócios à falência.

Consultores Externos

Eiran Simis

Especialidades: Empreendedorismo e InovaçãoEmpresa: C.E.S.A.R Atuação: Finanças e Contratos

Participe das discussões e tire suas dúvidas --->